Os Sutras de Patañjali são um conjunto de aforismos que compõem a base dos ensinamentos do Yoga. Escritos em sânscrito, esses sutras são uma das fontes mais importantes de conhecimento sobre a prática do Yoga. São divididos em quatro capítulos, que tratam desde as práticas mais básicas até os estágios mais avançados do caminho do Yoga.
O primeiro capítulo, chamado de Samadhi Pada, fala sobre a natureza do Yoga e descreve o objetivo final da prática: a união com o Ser Supremo. O segundo capítulo, Sadhana Pada, descreve as práticas que levam à realização desse objetivo, como a disciplina, a concentração e a meditação. Já o terceiro capítulo, Vibhuti Pada, apresenta os poderes e habilidades que podem ser alcançados com a prática do Yoga.
O quarto e último capítulo, Kaivalya Pada, trata da libertação e da realização do Ser Supremo. É nesse capítulo que são abordados os temas da iluminação, do desapego e da transcendência.
Entre os sutras, destacam-se os Yamas e Niyamas, que são as práticas éticas e morais do Yoga. Os Yamas referem-se às regras sociais e incluem a não violência, a honestidade, a não roubar, o controle dos desejos e a não possessividade. Já os Niyamas são práticas pessoais e incluem a purificação do corpo e da mente, a contentamento, a disciplina, a auto-reflexão e a entrega a Deus.
Outro sutra importante é o Ashtanga Yoga, que descreve as oito etapas do caminho do Yoga. Essas etapas incluem a disciplina pessoal, o autocontrole, a postura, a respiração, o recolhimento dos sentidos, a concentração, a meditação e a união com o Ser Supremo.
Em resumo, os Sutras de Patañjali são uma fonte valiosa de conhecimento para quem busca uma prática espiritual profunda e significativa. Com ensinamentos que vão desde as práticas mais básicas até a iluminação, esses sutras oferecem uma abordagem abrangente do caminho do Yoga, tanto para iniciantes como para praticantes experientes.
Sobre alguns Ensinamentos:
Atha yoga anushasanam - Agora começa a disciplina do yoga
Yogash chitta vritti nirodhah - O yoga é a cessação das flutuações da mente
Tada drashtuh svarupe avasthanam - Então, o observador reside em sua própria natureza
Vritti sarupyam itaratra - Em outros momentos, a mente se identifica com as flutuações
Vrittayah pancatayyah klistaklistah - As flutuações são de cinco tipos, aflitivas ou não
Pramana viparyaya vikalpa nidra smritayah - As fontes de conhecimento são a percepção, a inferência e o testemunho; falsidade, imaginação e sono também são formas de flutuações
Pratyaksha anumana agamah pramanani - Percepção, inferência e testemunho são fontes válidas de conhecimento
Viparyayo mithya jnanam atadrupa pratistham - Conhecimento falso é baseado em uma percepção errônea do objeto real
Shabda jnana anupati vastu shunyo vikalpah - Quando não há objeto real correspondente, a imaginação surge seguindo o conhecimento das palavras
Abhava pratyaya alambana vrittihi nidra - O sono é uma flutuação que surge do conhecimento da ausência
Anubhuta vishaya asampramosah smritih - Memória é o registro das experiências passadas
Abhyasa vairagyabhyam tat nirodhah - A cessação das flutuações da mente é alcançada através da prática e do desapego
Tatra sthitau yatno 'bhyasah - A prática é a tentativa constante de manter a mente em um estado constante
Sa tu dirgha kala nairantarya satkara asevito drdhabhumih - A prática deve ser continuada por um longo tempo, sem interrupção, com atenção e devoção para se tornar estabelecida firmemente
Drstanusravika visaya vitrishnasya vasikara sanjna vairagyam - Desapego surge quando se percebe que as coisas materiais e sensoriais são transitórias e insatisfatórias, através da observação e estudo dos sábios
Tat param purusha khyateh gunavaitrshnyam - A compreensão do Ser supremo leva à indiferença em relação às qualidades do mundo material
Vitarka vicharanandasmitanugamat samprajnatah - A meditação com análise, reflexão, felicidade e ego se chama meditação com consciência discriminativa
Virama pratyaya abhyasa purvah samskara shesah - Quando a prática é interrompida, as impressões residuais permanecem
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